1. Verifique a duplicidade
Confirme:
- Se os dois pagamentos foram feitos com o mesmo código de receita, competência e CNPJ/CPF.
- Se o valor foi realmente debitado duas vezes no banco.
2. Acesse o e-CAC
Entre no site: https://cav.receita.fazenda.gov.br
Faça login com:
- Certificado digital ou
- Código de acesso e CPF/CNPJ
3. Baixe o programa PERDCOMP
Se for o primeiro pedido, você deve utilizar o Programa PERDCOMP da Receita Federal (instalável):
- Acesse: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/perdcomp
- Clique em “Download do Programa”
Obs: Não é feito direto pelo e-CAC quando se trata de INSS recolhido via GPS ou pagamento antigo.
4. Preencha o pedido de PERDCOMP
No programa:
- Selecione: “Restituição ou Compensação de pagamento indevido ou a maior”
- Informe os dados do pagamento duplicado (competência, código de receita, valor, DARF/GPS etc.)
- Escolha se quer restituição (devolução em conta) ou compensação (abater de outro tributo).
5. Entregue o PERDCOMP
- Após preencher, transmita o pedido pelo Programa Transmissor da Receita Federal (Receitanet).
- Ou faça o envio diretamente pelo PERDCOMP Web (casos de DCTFWeb e eSocial).
6. Acompanhe o pedido
Você pode acompanhar o status:
- No próprio e-CAC
- Ou pelo número do recibo da transmissão
⚠️ IMPORTANTE
- A Receita pode demorar até 360 dias para processar pedidos de restituição.
- É recomendável imprimir e guardar os comprovantes dos dois pagamentos.
- Se for empresa optante pelo Simples Nacional, a restituição deve ser solicitada via Portal do Simples e não pelo PERDCOMP tradicional.
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